Instalando o QGIS:
O QGIS foi concebido para ser um software multiplataforma, não obrigando o seu usuário aficar preso a um determinado sistema operacional, dando opção inclusive de o próprio usuário poder baixar os códigos fontes e compilar a instalação para qualquer sistema que deseja usar, caso não haja algum instalador disponível para o mesmo. No site oficial, www.qgis.org, nos dá a opção de instalação para os seguintes Sistemas Operacionais:
- Windows
-
Mac OS X
-
Linux, nas seguintes distribuições:
- Debian/Ubuntu
- Fedora
- openSUSE
- RHEL, CentOS, Scientific Linux, ...
- Mandriva
- Slackware
- ArchLinux
- BSD
- Android (Exeprimental)
A princípio vamos tratar aqui da instalação apenas no LINUX e WINDOWS, mas, contribuições serão bem vindas.
O QGIS possui algumas versões a serem instaladas, sendo elas:
- LTR - Long Term Release (Suporte Longo): Versão recomendada para empresas, organizações e uso acadêmico, por receber mais correções de erros, sofrendo grandes atualizações apenas uma vez ao ano.
- LR - Latest Release (Lançamento Recente): Essa versão vem com as atualizações mais recentes testadas, recomendada para quem quer se manter atualizado, e sofre mudanças com mais frequência do que a LTR.
- Versões para Desenvolvedores: Essa versão vem com as mais recentes atualizações, porém, com grandes poderes vem grandes responsabilidades, pois suas funcionalidades podem nem sempre funcionar como deveriam, causando quebras e fechamentos inesperado, trazendo problemas para quem precisa de um software mais estável.
Vamos adotar aqui a instalação LTR 3.4
Instalação no LINUX (Debian/Ubuntu):
"Come to the bash side..."
ATENÇÂO: Esse material foi retirado do SITE OFICIAL DO QGIS, sempre consulte em caso de problemas e dúvidas. ATENÇÂO: O linux aceia apenas uma versão do QGIS instalada, sendo necessário remover instalações feitas previamente antes de realizar essa instalação.
Leia mais sobre Linux
Essa instalação serve para as distribuições DEBIAN e UBUNTU, outras deverão ser consultadas no site do QGIS. Para instalar no LINUX é necessário a senha do usuário ROOT, pois será necessário, editar a lista de repositórios, adicionar a chave ao sistema e saber o apelido da versão que do linux onde pretente instalar o QGIS. Acesso o terminal do Linux para proceder com todos os procedimentos de instalação. em alguns sabores, basta digitar CTRL+T para que o terminal apareça.
Para sabermos qual o apelido do sistema, basta digitar o seguinte comando no terminal:
~$ lsb_release -a
A saída deve ser parecida com essa:
~$ lsb_release -a
No LSB modules are available.
Distributor ID: Debian
Description: Debian GNU/Linux 9.4 (stretch)
Release: 9.4
Codename: stretch
Nesse exemplo acima, o que nos interessa é a última linha Codename, pois é ela que vamos precisar para inserir o repositório corretamente, guarde-a.
O QGIS possui um padrão para os repositórios que é o seguinte:
deb *endereco_do_repositorio *Codename * main Sendo: * endereco_do_repositorio: Esse endereço pode ser escolhido na lista no site do Qgis. * Codename: apelido retornado no comando digitado anteriormente.
Por exemplo, o repositorio LTR para o DEBIAN STRETCH ficaria aproximadamente assim:
deb https://qgis.org/debian stretch main
Agora podemos editar a lista de repositorios do Linux para que possamos instalar e atualizar o QGIS quando necessário, para isso vamos precisar de um editor de texto, vou utilizar o GEDIT, fique a vontade para usar qualquer outro que esteja acostumado. No terminal, logue como usuário root e digite:
# gedit /etc/apt/sources.list
E insira o repositorio na lista, conforme especificado acima. Caso queira, pode usar o simbolo # para inserir um comentário em uma linha para saber o motivo do repositorio. Seu repositório ficará aproximadamente conforme a imagem abaixo:
Salve e feche o arquivo. Para inserir a chave no sistema, para que o QGIS possa ser instalado, digite no terminal, como root:
$ sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-key CAEB3DC3BDF7FB45
Para porceder com a instalação, digite no terminal, como root:
# apt-get update
# apt-get install qgis python-qgis qgis-plugin-grass
Assim o Qgis será instalado no sistema LINUX e em poucos minutos estará pronto para ser executado.
Instalação no Windows:
O Windows é um dos sistemas mais comuns nos computadores pessoais no mundo. Nele é possível ter mais de uma versão do Qgis instalada ao mesmo tempo, e existem duas formas de instalação:
-
Standalone Installer Version: Essa é a versão de instalação simplificada, a que usaremos nessa apostila.
-
OSGeo4W Network Instaler: Instalação avançada do Qgis, é necessário conexão com a internet, e permite já instalar novas funcionalidades durante o processo.
Na página de downloads, vamos fazer o download da Versão Long Term RElease:
Basta fazer o download conforme a arquitetura do processador e executar o arquivo baixado. A instalação é bem simples, basta ir clicando em Próximo nas telas que surgirem.
As opções dessa tela são referente aos dados de exemplo do QGIS, não é necessário fazer o download.