Uma breve história
Em Maio de 2002 foi dado início a um projeto que visava dar acesso a qualquer pessoa que possuisse um computador acesso a um software de geoprocessamento, que até então, era um campo que possuia softwares caros, limitando a sua utilização a empresas e organizações que possuiam poder aquisitivo. Assim nasceu o Quantum Qgis, que depois de 10 anos, adotou como nome o apelido dado pelos seus utilizadores, QGIS. Com a filosofia do Free Open Source Software - FOSS (Software Livre e de Codigo Aberto) o Qgis tem se destacado no mercado, sendo lider nas pesquisas realizadas no Google.
Tem a premissa de ter uma interface amigável para quem utiliza, e multi-plataforma, e sua idéia inicial era ser um visualizador de dados espaciais, mas com sua facilidade de customização e a necessidade de ferramentas cada vez melhor, foi crescendo, juntamente com outros projetos, sendo apoiado pela Fundação Geoespacial de Código Aberto - OSGEO.
Hoje é possivel utilizar no Qgis a grande maioria dos dados espaciais existentes, principalmente aqueles em formatos abertos, como Geopakage, KML, TIFF e etc. E é distribuido sobre a GNU General Public License (GPL) que permite que qualquer possa distribuir o QGIS de forma livre, bem como, modificá-lo e divulgar tais modificações para a comunidade.
Com a nova versão 3.X veio profundas mudanças, tais como, adoção do python 3 como base, mudança para a biblioteca QT5 para a interface do usuário, dentre outras. Tais mudanças que afetam os plugins desenvolvidos, que devem ser portados para a nova versão. Muitos já foram portados, e alguns deles já não oferecem mais atualizações na versão 2.18, recebendo suporte apenas para a versão 3.X.