A Cara do QGIS

Após instalado, é momento de colocarmos a mão na massa, e finalmente conhecer esse software que é tão falado e vem crescendo cada dia mais. Para executá-lo, basta procurar pelo executavel dele no menu de programas de seu sistema operacional, sendo que no Windows, vão aparecer 3 executáveis:

  • Qgis Browser

  • Qgis Desktop

  • Qgis Desktop with grass

O Qgis Browser, é um navegador de arquivos, com ele podemos navegar pelo metadados dos arquivos espaciais, por bancos de dados, ajudando a gente a encontrar dados com mais facilidade. O Qgis Desktop with grass é a versão do Qgis preparada para utilizar os algoritimos de outros software SIG, o GRASS. Para fins didáticos, iremos utilizar o Qgis Desktop. No Linux, só há a opção de executar o Qgis Desktop, que já vem preparado para o Grass.

Idioma

Ao ser instalado, o qgis já adota como padrão o idioma do sistema operacional, cláro, caso haja tradução para aquele idioma. Possui a maior parte da documentação e interface traduzida para o Portugês Brasileiro - Pt_br, e toda ajuda é bem vinda.

Interface:

Quem vê cara, não vê coração.

Essa é a cara do Qgis:

O visual pode mudar conforme cada versão, e o usuário tem toda a liberdade de configurar da maneira que desejar também. Está dividida nas seguintes partes:

  1. Barra de menus. Aqui teremos todos os menus existes no Qgis, e aqueles criados por algum plugin instalado.
  2. Barras de ferramentas. Aqui possui as ferramentas básicas do Qgis, Edição, manipulação do mapa, plugins e etc. E pode ser customizada conforme a vontade do usuário. Experimente arrastar uma das barras e posicionar em outro local...
  3. Painéis. Nessa parte ficam os painéis do Qgis, de Camadas (layers Panel), de Navegação, sejam eles padrão, ou criados por algum plugin, e também são customizáveis, tente posicioná-los em algum lugar da tela.
  4. Area de CAD. Essa parte é uma das principais do Qgis, pois é aqui que vai aparecer os dados geográficos adicionados ao Qgis. Aquele polígono dos municípios de Minas Gerais, aquela imagem de satélite baixada do INPE até mesmo aquele sobrevôo de vant feito.
  5. Barra de ferramenta de Camadas. Essa barra é uma barra comum, que para agilizar, por padrão foi colocada no canto da tela, mas pode ser movida para qualquer lugar.

Na parte de baixo do qgis fica a barra de coordenadas, escala, rotação, renderização, SRC e log de erros.

Quando já se tem projetos feitos no Qgis, eles aparecem listados na área de CAD, facilitando o acesso ao mesmo.

É nessa parte que vamos adicionar nossos vetores, tabelas, rasters, instalar plugins, rodar códigos Python, codigos SQL. Praticamente, 90% de tudo o que faremos será nessa parte do Qgis.

Portanto vamos por a mão na massa.